A materialidade no livro ilustrado

com Dani Gutfreund

Embora tenham uma já longa história, os livros ilustrados – também conhecidos como livros-álbum ou picturebooks – ganharam muito em significado com as contribuições do artista, designer e pensador italiano Bruno Munari sobre a materialidade do livro e sua influência na leitura.

 

Ler não é apenas interpretar um conjunto de palavras e imagens impressas nas páginas, mas sentir a textura do papel ao tocá-lo, perceber seu peso ao virar a página, atentar ao som desse movimento ou mesmo àquele do roçar a página.

 

Sentir o cheiro da página impressa, se deixar levar pelas cores. Munari diz que as cores são tantas e quanto melhor as conhecermos, melhor entenderemos o mundo em que vivemos.

 

Neste curso, analisaremos alguns livros ilustrados, em que os aspectos materiais são elementos narrativos relevantes para a construção de sentido.

Horário

Quintas-feiras

de 06/02 a 20/02

das 19h às 21h30

R$ 225,00

Sobre Dani Gutfreund:

É formada em Pedagogia (PUC-SP), com mestrado em Literatura Contemporânea Inglesa (Goldsmith's College, University of London) e especialização em Tradução (City University, Londres). Foi editora da MOVpalavras e Supervisora Geral do Educativo da 30ª  Bienal. Trabalhou como professora de educação infantil e ensino fundamental. Foi correspondente de Arte da revista Tablado, de Brasília, e da Terramagazine. Participou de Enquanto Tempo e Sala de Leitura, exposições na Oficina Oswald de Andrade, com curadoria de Galciani Neves, assim como do 13º Salão de Arte Contemporânea de Jataí, em 2014. Hoje colabora com a editora Livros da Matriz, entre outras, e é mestranda na FAU-USP. É autora de Olha lá a Ana!, publicado em 2015 pela MOVpalavras.

Para saber mais sobre a Dani, clique aqui.

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle