Ler e Fazer Livros Ilustrados

Projeto Narrativo e Texto Potencial

com Aline Abreu

O que vem primeiro?, texto ou imagem, é um questionamento recorrente feito a criadores de livros ilustrados. Entender o livro ilustrado pela lógica do sistema perceptivo ecológico evidencia o modo como a escritura do texto acontece num procedimento orgânico, onde todos os fatores se influenciam mutuamente.

Em nosso encontro demonstraremos os conceitos e metodologias comentados na aplicação de breves exercícios de leitura perceptiva dos livros ilustrados selecionados. Comentaremos também aspectos do processo criativo do livro Quase ninguém viu, no escopo do sistema ecológico das relações que compõem o projeto narrativo do livro ilustrado.

Sobre Aline Abreu:

Escritora de palavras e imagens desde 2004, Aline Abreu é formada em Artes Visuais pela FAAP/SP com mestrado em Literatura

Quinta-feira

12 de setembro

das 19h às 22h

R$ 90,00

e Crítica Literária pela PUC/SP. Antes de dedicar-se à literatura trabalhou no setor de exposições do MASP e na criação de ilustrações para marketing institucional de diversas empresas. A partir da dissertação O Texto Potencial no sistema ecológico do livro ilustrado infantil: palavra-imagem-design, defendida em 2013, Aline ministra cursos sobre o tema na PUC-Cogeae , n’A Casa Tombada e no curso de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. Seus interesses como pesquisadora concentram-se mais especificamente nas relações ecológicas de palavra-imagem-design no livro ilustrado, e em estudos de Psicologia da Percepção. Ganhadora do Prêmio João de Barro 2016, com o livro ilustrado Quase ninguém viu (Jujuba, 2019), seu oitavo livro autoral.

Para saber mais sobre Aline, clique aqui.

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle