Bordar a (à) mão

Um livro coletivo

Com Edith Chacon e Priscilla Ballarin

A proposta desta oficina que une bordado e literatura é criar um livro coletivo bordado em papel, a partir de  técnicas simples de bordado. O processo acontecerá após a leitura de alguns textos sobre o tema “mão”.

Serão três dias:

22/07: Pequena exposição de bordados a partir do tema "mão". Leitura de A quatro mãos, de Marilda Castanha. Ao som da declamação do poema Mãos, de Carlos Drummond de Andrade, cada participante desenhará sua mão no tecido a fim de bordá-la depois com pontos simples: alinhavo, ponto-atrás, ponto-cruz, ponto-estrela, caseado, corrente e nó francês.

24/07. Leitura de um poema a ser escolhido. Apresentação de projetos de bordado em papel.

Cada participante criará com liberdade a sua obra bordada, que também poderá apresentar colagem de tecidos e papel. Cada bordado será uma página do livro que se chamará Ninguém larga a mão de ninguém.

26/07: Leitura de um poema a ser escolhido. Apresentação dos bordados finalizados e apresentação de projetos de livros-sanfona com e sem bordado. Montagem e edição coletiva, colagem e finalização do livro.

Horário

Segunda, quarta e sexta

dias 22, 24 e 26 de julho

das 10h às 13h.

R$ 252,00

Depois de pronto, o livro ficará para a biblioteca do Lugar de Ler

Sobre Edith e Priscilla

Edith Chacon é formada em Letras pela PUC/SP. É escritora, professora e assessora de Língua Portuguesa, responsável por projetos de leitura e produção de textos. Ministra oficinas pedagógicas para professores e atua na elaboração, revisão de seleção de material didático. É autora dos livros: Era uma vez outra vez (Edições Barbatana), Simplesmente ler (Callis), Farra no quintal, Festança e A galinha xadrezinha bota ovo pintadinho, os três da Editora Biruta.

Priscilla Ballarin é técnica em Design Gráfico pela ETE Carlos de Campos e graduada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo. Designer gráfica, ilustradora, diretora de design e sócia-fundadora da produtora Prompt Filmes (entre 2006 e 2014) e artista-educadora do "Atelier Amar.é.linha", desde 2010, e do coletivo "Desejos Urbanos", desde 2012. Ilustrou e criou o projeto gráfico do livro Era uma vez outra vez (Edições Barbatana). Atualmente vive entre Lisboa e São Paulo.

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle