Convite pro mato #1

com Mariana Zanetti e Thais Caramico

Inspiradas pelo zine Filoteca, traçamos um caminho que parte do Lugar de Ler, por onde coletaremos elementos naturais que possam nos apresentar novas formas de arte.

 

O Convite pro Mato é um espaço aberto à imaginação, onde leitura e caminhada estimulam a aproximação criativa com a arte e a natureza, e ainda suscitam o interesse pelo espaço público.

Juntos, caminhando, partilhamos trocas de experiências e intensificamos nossas relações com a comunidade.

A oficina é um convite a todas as idades. O adulto, além de ter a possibilidade de experimentar, tem papel fundamental no cuidar e ouvir as crianças, valorizando sua espontaneidade.

 

A ideia é observar, contemplar e criar algo pessoal, na prática. Assim, ampliar nosso repertório de percepções, noções e conhecimentos. Uma caminhada para coletar elementos da natureza e criar botânicas imaginárias. Tudo começando por um zine, à deriva da paisagem. No final, uma #Biblioteca de Fora aguarda os caminhantes desenhistas no Lugar de Ler.

Sobre Thais e Mariana:

Thais Caramico, jornalista e estudante de Pedagogia para Liberdade, é sócia-fundadora do Estúdio Voador e criadora da #BibliotecaDeFora, uma coleção-pesquisa sobre infância, natureza e leitura. Escreveu a partir das ilustrações de Mariana Zanetti e Catarina Sobral o zine Filoteca, de botânicas imaginárias, publicado por Voa Zines.

Mariana Zanetti (São Paulo, 1977) formou-se em arquitetura e urbanismo, mas direcionou o seu trabalho para a ilustração, principalmente de livros infantis. Já colaborou para diversas editoras, entre elas FTD, Companhia das Letrinhas e Bas Bleu. Também, com ilustração editorial, para os jornais Folha de São Paulo e Le Monde Diplomatique Brasil, para a revista Pesquisa Fapesp e para o jornal independente português Postas de Pescada. Integrou o coletivo Charivari de 2005 a 2013. Em 2017 foi finalista no Prêmio Jabuti com as ilustrações de Macunaíma (FTD, 2016). Desde 2013 vive e trabalha em Berlim.


ilustração Mariana Zanetti

Horário:

sábado

13 de outubro

das 15h às 17h

R$ 15,00 por pessoa (crianças com menos de dois anos não pagam)

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle