FOTO E PALAVRA, ESCRITAS E FANTASMAS

com Paulo Fehlauer

Sobre o curso:

A literatura contemporânea, como as outras artes da nossa época, se situa em uma zona de fronteira, uma superfície porosa na qual a palavra escrita se mescla, se contamina, se metamorfoseia no contato com outras linguagens - entre elas, a fotografia.

Mas como se dá esse contato? Como autoras e autores têm explorado essa fronteira? Por fim, como penetrar esse território?

Nesse curso, a fronteira será vista não como limite, mas como potência. Ponto de partida. A partir da observação, leitura e discussão de obras que se colocam nesse lugar movediço, e a partir da realização de experimentos de criação e edição, escrita e fotográfica, cada participante irá desenvolver uma escrita atravessada pela fotografia e uma fotografia atravessada pela escrita, sempre de um ponto de vista pessoal, autoral.

 

Metodologia:

  • Leitura e discussão de obras em que literatura e fotografia se relacionam;

  • Realização de proposições para criação literária e fotográfica (em sala e em casa);

  • Desenvolvimento de um trabalho autoral curto (em casa);

  • Apresentação e discussão de propostas de edição.

Sobre Paulo Fehlauer:

É fotógrafo, escritor e artista visual. Graduado em Jornalismo pela ECA-USP e pós-graduado no curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, é hoje mestrando em Letras pela Universidade Federal de São Paulo, com pesquisa sobre as contaminações entre literatura e fotografia, sob a orientação da escritora Paloma Vidal. Como artista visual, é cofundador do Coletivo Garapa, que desde 2008 desenvolve um reconhecido trabalho de pesquisa autoral, com obras em acervos como o do Instituto Moreira Salles e MAM-SP, e vencedor de prêmios como o Diário Contemporâneo de Fotografia, em 2012, e a Bolsa ZUM de Fotografia, em 2014.

Fotos de Paulo Fehlauer

Horário:

quartas-feiras

de 30 de janeiro a 27 de fevereiro

das 19h às 22h

R$ 375,00

Para saber mais sobre o Paulo, clique aqui.

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle