Grupo de leitura Lygiana:

os contos de Lygia Fagundes Telles

Com Tamlyn Ghannam

A paulistana Lygia Fagundes Telles é considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras. É autora de livros que passeiam por diversos gêneros - romance, contos, crônicas e ficção memorialística – e sua extensa obra assegura-lhe o posto de grande dama da literatura brasileira. O caráter multidimensional de seus escritos faz com que permaneçam atuais, demandando leituras de hoje, com a garantia de sensível impacto sobre o percurso dos leitores que se aventuram por eles. A submersão nas camadas do real está em toda a ficção de Lygia, mas o mergulho sob a aparência das coisas pode ser ainda mais intenso em alguns de seus contos do que nas narrativas longas. Obsessões por temas, personagens, símbolos, cenários e gestos constroem o universo literário lygiano. 

Neste grupo de leitura, Tamlyn também vai promover a reflexão e o debate da obra de Lygia Fagundes Telles, tendo como base os contos lidos em conjunto.

A ideia é que ao final do ciclo de estudos os participantes tenham conseguido elaborar ao menos um ensaio, ou outro projeto em qualquer linguagem de preferência, sobre um ou mais temas discutidos. 

Encontro 1

 – Mistério, morte e desconforto: apresentação da vida e obra de Lygia Fagundes Telles. Leitura e comentário de trechos dos contos “Venha ver o pôr do sol”, “Antes do baile verde” e “Apenas um saxofone”, todos disponíveis no livro Antes do baile verde. 

 

Encontro 2

 – O animalesco: leitura e comentários sobre os contos “A caçada” e “Verde Lagarto Amarelo”, do livro Antes do baile verde e “As formigas” e “Tigrela”, do livro Seminário dos ratos. 

 

Encontro 3 

– A velhice e o amor: leitura e comentários sobre os contos “Senhor Diretor”, do livro Seminário dos ratos, “A medalha” e “A estrutura da bolha de sabão”, do livro A estrutura da bolha de sabão e “Boa noite, Maria”, do livro A noite escura e mais eu. 

 

Encontro 4 

– A face do oculto: leitura e comentários sobre os contos “A fuga”, do livro A estrutura da bolha de sabão, “O segredo” e “Uma branca sombra pálida”, do livro A noite escura e mais eu. 

 

Encontro 5 

– A alteridade: “Os objetos”, do livro Antes do baile verde e “Anão de jardim”, do livro A noite escura e mais eu. Discussão sobre os temas apresentados no decorrer dos encontros. 

 

  • O cronograma está sujeito a alterações que podem ser propostas durante o semestre. 

  • Os textos serão disponibilizados por e-mail para os participantes que não tiverem os livros do programa.

Imagem Marilia Navickaite

Horário

Sextas-feiras

Dias 03/04 (encontro online)

 08/05 -05/06

Das 19h às 21h

R$ 70,00 por encontro

Tamlyn Ghannam

Tamlyn Ghannam é bacharela em Letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Seu projeto de iniciação científica, na área de narrativas brasileiras contemporâneas, estudou as relações de alteridade nos contos de Antes do baile verde. Desde 2015 mantém o canal LiteraTamy, através do qual entrevista autores, editores e idealizadores de projetos literários pelo Brasil. Realiza trabalhos de mediação de conversas presenciais sobre literatura e organiza leituras conjuntas e análises críticas da obra completa de Lygia Fagundes Telles. Em 2019 participou do evento de comemoração de 30 anos do livro As horas nuas, último romance de Telles, que aconteceu na Tapera Taperá. 

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle