GUIMARÃES ROSA: “NARRAR É RESISTIR”

com Guilherme Mazzafera

Sobre o curso:

Um convite à leitura da obra de Guimarães Rosa (1908-1967) em seis aulas, a partir de seus escritos de juventude (1929-30), passando pelo volume não publicado de versos Magma (1936), pela estreia oficial com Sagarana (1946) e culminando na apreciação de seu único romance, Grande sertão: veredas (1956).

Por meio de leituras, exposições críticas e uma análise detalhada dos textos, procura-se apresentar uma visão compreensiva da obra, incluindo o pouco conhecido conjunto de textos publicados em jornais do período entre 1947 e 1954, reunidos em sua quase totalidade e com mudanças consideráveis nos volumes póstumos Estas estórias (1969) e Ave, palavra (1970). Desse conjunto, três narrativas – “O mau humor de Wotan”, “Com o vaqueiro Mariano” e “Pé-duro, chapéu-de-couro” – serão objetos de leitura, com o objetivo de pensá-las, em seu tenso enlace entre impessoalidade e aproximação, como textos de circunstância que partilham de um alinhamento ético no qual a busca pela forma implica uma atitude política de resistência.

Sobre Guilherme Mazzafera:

É doutorando em Literatura Brasileira na FFLCH-USP, com pesquisa sobre o ensaísmo literário de Otto Maria Carpeaux. Tem mestrado pela mesma instituição, com estudo sobre a obra de João Guimarães Rosa. É revisor de textos, professor de Literatura, ensaísta diletante e colaborador do blog Letras in.verso e re.verso.

Horário:

às quintas-feiras

de 07 de fevereiro a 14 de março

das 19h às 21h30

R$ 375,00

Para saber mais sobre o Guilherme, clique aqui.

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle