Inventórios:

Leitura e análise de livros informativos para crianças

com Ana Paula Campos

Sobre o curso:​

Vamos explorar na prática o design e as possibilidades de leitura de uma coleção seleta de livros de não ficção para crianças sobre temas variados, do Brasil e de fora.

  • O que é um livro informativo? Quais as diferenças entre ficção, não ficção, fantasia, invenção, criatividade e imaginação? Por que ler os informativos?

  •  Quais as especificidades dos informativos? Livros-álbum, histórias em quadrinhos, abecedários, enciclopédias, livros híbridos e experimentais: quais são os tipos de livros informativos?

  •  Quais os recursos de linguagem que eles empregam? Além do conteúdo, projeto gráfico, relações texto-imagem, ilustração, tipografia, quais outros aspectos observar nos livros informativos? Como avaliar? Como fazer uma leitura global e aprofundada desse tipo de livro?

  •  Até que ponto a leitura de informativos é diferente da leitura de textos ficcionais? Como ampliar essa leitura? Os informativos que convidam para uma experiência além do papel.

Horário:

sábados

dias 25 de maio e 01 de junho

das 14h às 18h 

R$ 224,00

Sobre Ana Paula Campos:

É designer gráfica formada pela Escola de Comunicações e Artes-USP, com mestrado em Design, em 2016,  pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP, realizado a partir da pesquisa "Inventório", sobre processos de design, divulgação científica e livros informativos para crianças.

O trabalho foi finalista do 30º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, na categoria Trabalhos Escritos Não Publicados, e fez parte da exposição de mesmo nome, entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017.

É redatora e designer no site infantil do Itaú Cultural, O Mundo de Bartô, produzido pelo Estúdio Voador, e editora de infografia na revista Pesquisa Fapesp, onde produz explicações visuais para informações vindas de diversas áreas da ciência.

Para saber mais sobre a Ana Paula, clique aqui.

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle