Livro de artista x Livro ilustrado

Podemos dizer que os livros ilustrados são livros de artista?

Três especialistas vêm ao Lugar de Ler para uma conversa sobre esse assunto polêmico e contemporâneo.
 

Renato Moriconi é artista plástico e autor de livros. Dedica-se à pesquisa e à produção do que se convencionou chamar Livro Ilustrado e Livro de Artista. Tem obras publicadas no Brasil, Argentina, México, França, Itália, Coreia do Sul, Estados Unidos e China. Ministra cursos e oficinas no Brasil e em outros países, como Peru -  Museu de Arte Contemporânea de Lima - e Itália - Scuola Internazionale d’Illustrazione. É professor convidado do curso de pós-graduação “Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica”, do Instituto Vera Cruz, em São Paulo.
 

Galciani Neves é professora e curadora. Tem mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É autora do livro Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção (EDUC/FAPESP). É coordenadora da escola entrópica do Instituto Tomie Ohtake, professora na FAAP e na Universidade Federal do Ceará.

Valquíria Prates

Educadora, curadora e escritora, atua na colaboração em museus, escolas e instituições culturais realizando programas de educação, mediação e formação.

Atualmente, realiza pesquisa de doutorado sobre o tema processos de criação em educação e arte no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista com orientação da professora doutora Rejane Coutinho. Em consonância com o trabalho de pesquisa desenvolvido, organizou com o curador Jochen Volz a obra Incerteza Viva – Processos artísticos e pedagógicos na 32a Bienal de São Paulo.

Imagem: Renato Moriconi

Horário:

sábado

22 de setembro

das 14h30 às 17h

R$ 80,00

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle