Meu tio chega amanhã, 

de Sebastián Santana Camargo

Leitura de Janette Tavano

Meu tio chega amanhã é o primeiro livro autoral do ilustrador Sebastián Santana Camargo. Com traços simples e poucas palavras, o autor conta uma história política muito difícil.

Sobre um fundo branco, o leitor acompanha a alegria de um menino à espera do tio. “Mamãe e papai disseram que meu tio chega amanhã”, diz ele na primeira dupla com um banco nos braços. Ao virar a página, o vemos sentado nesse pequeno banco, encarando a porta, com uma bola de futebol no colo, ansioso para que o tio chegue e o ensine a pegar pênaltis.

A partir daí, o banco e a porta continuam nas mesmas posições até as páginas finais. São personagens inalteráveis nessa linha do tempo – e da espera - em que apenas o menino se transforma: ele cresce e com ele, suas expectativas: depois da bola, quer mostrar o boletim para contar como é um bom aluno. Mais tarde, a foto da menina de quem gosta. A chave da sua nova casa. A foto do filho. A neta. E a cada virada, o leitor enxerga o tempo, que passa diante da porta fechada e de quem nunca perdeu a esperança.

A porta torna-se o foco. A cada dupla, o leitor fixa nela um olhar atento para tentar descobrir uma possível mudança, uma pequena abertura. Na quarta capa do livro, a porta fechada. Ela se abriu em algum momento? O tio chegou, finalmente?

Sebastián publicou o livro em 2014 pela Ediciones del Eclipse de Argentina e ganhou o Gran Premio ALIJA 2014 na 41ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. A inspiração para o livro traz um pouco da história da própria família. O pai de Sebastián foi sequestrado e preso ilegalmente durante a ditadura no Uruguai. Ao ser libertado, em 1976, ele e a família se exilaram na Argentina, onde o autor nasceu em 1977. Só retornaram para o Uruguai em 1984. Atualmente, Sebastián vive em Montevidéu.  

Meu tio chega amanhã

texto e ilustrações: Sebastián Santana Camargo

tradução: Dani Gutfreund

Editora Livros da Matriz

​isbn 978-65-86167-03-0

24 páginas

21 x 15 cm

​Livro-álbum

para leitores de todas as idades

​R$ 36,00

comprar

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle