Música do século XX: uma história das narrativas 

com Matheus Leston

Pensado para quem não tem familiaridade com teoria musical, este curso é uma introdução à produção erudita do século passado, com foco em sua primeira metade. Além de discutir a sua difusão, Matheus Leston propõe treinar a audição de forma a entender os avanços formais de cada compositor através da escuta, desvendando os novos elementos harmônicos e rítmicos dessa nova sintaxe.

 

“A matéria da música é o tempo. Os compositores buscam controlar nossas expectativas através de tensões, resoluções, temas, desenvolvimentos, repetições - métodos para construção de uma narrativa que talvez não tenha outro conteúdo além dela mesma. No século XX as narrativas do mundo, da história e das experiências de vida se transformaram bruscamente - e com isso também a música se transformou. Mas por alguma razão esse foi um momento de grande afastamento do que chamamos de música erudita do grande público: o que foi produzido na última centena de anos não foi difundido”, diz Matheus.

Sobre Matheus Leston

É um artista multimídia que, a partir de uma perspectiva crítica, produz trabalhos que tensionam as relações entre arte e tecnologia e entre música e visualidade. É criador do projeto multimídia Orquestra Vermelha, apresentado em diversos festivais ao redor do Brasil e premiado no Programa Rumos. Além de sua produção em música eletrônica, participou da Patife Band e compôs trilhas sonoras para a série “Contos do Edgar” e para diversos curtas-metragens. Trabalhou em instituições de arte - Instituto Tomie Ohtake e Fundação Bienal - e participou das exposições Errar (Oi Futuro), Caos e Efeito (Itaú Cultural), Adrenalina (Redbull Station) e outras. Atualmente, além de seus projetos pessoais, produz experiências multimídia para eventos e festas.

imagem: Marília Navickaite

Horário

Quartas-feiras

de 29/01 a 19/02

das 19h às 21h30

R$ 300,00 (3 x R$ 100,00)

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle