Narrativas gráficas no livro-objeto artesanal

com Júlia Contreiras

Sobre o curso:

Durante dois sábados, a designer e artista plástica Júlia Contreiras vai coordenar esse curso que propõe a criação de histórias visuais através da experimentação direta com as técnicas e materiais gráficos, bem como a exploração do espaço de ocupação que reside no livro.

Pretende-se desenvolver experimentações gráficas na construção de livros-objeto com o uso de gravuras em relevo, dobras em papel e costuras artísticas, a fim de criar narrativas com a utilização de imagens de autoria e impressão dos participantes.

Conteúdo das aulas:

  • Introdução, desenho e gravação de matrizes

  • Apresentação de referências e impressão de gravuras

  • Encadernação

Sobre Júlia Contreiras:

Júlia Contreiras é designer e artista gráfica. É formada em Design pela FAU USP, onde também realizou sua pesquisa de mestrado sobre experimentação gráfica em livros artesanais. Tem formação complementar em encadernação artística, gravura e papel artesanal e atua no meio de publicações independentes com o Coletivo Atalho Gráfico, além de atuar profissionalmente como designer editorial e ilustradora.

Participou como organizadora e oficineira da feira de publicações independentes FAZ AÍ na FAUUSP em 2015. Além disso, de 2016 a 2018, participou da produção de feiras de publicações independentes e artes gráficas como Tinta Fresca, no Espaço Cultural Porto Seguro e Printa Feira, no SESC 24 de maio. Unindo palavra e imagem, desde 2016 desenvolve atividades educativas e práticas para o público geral no sentido de explorar o fazer manual no universo gráfico dos livros.

Horário:

aos sábados

dias 8 e 15 de junho

das 10h às 18h

com intervalo de 1 hora para almoço

R$ 412,00 (com material incluído)

Número de vagas: 7

Para saber mais sobre a Júlia, clique aqui.

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle