Uma breve história do livro ilustrado

com Odilon Moraes

Sobre o curso:

O curso faz um recorte na história do livro ilustrado, do século XIX aos dias de hoje, e busca desenhar uma poética própria dessa forma narrativa.

Esses livros, de uma escrita híbrida composta por palavras e imagens, foram considerados por alguns críticos como a maior inovação narrativa dos últimos tempos na literatura infantil e alcançaram outros territórios, como o do design, das artes visuais e dos estudos da teoria da linguagem.

O curso será acompanhado de leituras compartilhadas de obras clássicas e contemporâneas de autores brasileiros e estrangeiros de livros ilustrados.

Sobre Odilon Moraes:

Graduado em arquitetura pela USP, iniciou na literatura em 1990 como ilustrador. Recebeu três prêmios Jabutis pelas imagens de A Saga de Sigfried, em 1994, O Matador, em 2009, e Teleco, o Coelhinho, em 2017. Em 2002 escreveu seu primeiro livro ilustrado, A Princesinha Medrosa, que recebeu o prêmio Melhor Livro do Ano para Crianças da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2004 recebeu novamente esse prêmio da FNLIJ com Pedro e Lua e, em 2017, com o livro Rosa. Em 2012 seu livro Traço e Prosa ganhou o Melhor Livro Teórico do Ano, também pela FNLIJ. Possui vários livros agraciados com o selo White Raven, da Biblioteca Internacional do Livro para Crianças de Munique. Em 2014 entrou para a lista de honra do International Book Board for Youth (IBBY). Desde 2005 ministra palestras e oficinas sobre a história e o conceito do livro ilustrado em instituições como o Instituto Tomie Ohtake, Fundação Lasar Segall, Instituto Europeu de Design e SESC . É professor nos cursos de pós-graduação da Casa Tombada e do Instituto Vera Cruz. Em 2016 foi professor especialista convidado do IEL (Instituto de Estudo da Linguagem) da UNICAMP.

Imagem: Odilon Moraes (Casa de Passarinho, de Ana Rosa Costa, Ed. Positivo)

Horário:

sexta-feira/sábado e domingo

dias 11, 12 e 13 de janeiro

Sex: das 19h às 22h

Sáb: das 9h às 12h (intervalo para almoço) e volta das 14h às 17h

Dom: das 9h às 12h

 

 R$ 300,00

Para saber mais sobre Odilon, clique aqui.

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle