O livro ilustrado no Brasil

Com Odilon Moraes

O curso propõe um recorte para análise e reflexão da produção de livros ilustrados no Brasil dos anos 1980 até a atualidade.

Serão estudados alguns autores/ilustradores essenciais como Angela Lago, Eva Furnari, Roger Mello, Marilda Castanha, Fernando Vilela, Renato Moriconi, entre outros que estabeleceram um novo paradigma na criação de obras destinadas ao público infantil.

Sobre Odilon Moraes

Graduado em Arquitetura pela USP, iniciou na literatura em 1990 como ilustrador. Recebeu três prêmios Jabutis pelas imagens de A Saga de Sigfried, em 1994, O Matador, em 2009, e Teleco, o Coelhinho, em 2017. Em 2002 escreveu seu primeiro livro ilustrado, A Princesinha Medrosa, que recebeu o prêmio Melhor Livro do Ano para Crianças da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2004 recebeu novamente esse prêmio da FNLIJ com Pedro e Lua e, em 2017, com o livro Rosa. Em 2012 seu Traço e Prosa ganhou o Melhor Livro Teórico do Ano, também pela FNLIJ. Possui vários livros agraciados com o selo White Raven, da Biblioteca Internacional do Livro para Crianças de Munique. Em 2014 entrou para a lista de honra do International Book Board for Youth (IBBY). Desde 2005 ministra palestras e oficinas sobre a história e o conceito do livro ilustrado em instituições como o Instituto Tomie Ohtake, Fundação Lasar Segall, Instituto Europeu de Design e SESC . É professor nos cursos de pós-graduação da Casa Tombada e do Instituto Vera Cruz. Em 2016 foi professor especialista convidado do IEL (Instituto de Estudo da Linguagem) da UNICAMP.

Imagem: Ângela Lago

Domingo

10 de novembro 

das 10h às 18h

(1h de intervalo)

3x R$ 70,00

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle