Pais e filhos, de Ivan Turguêniev

com Raquel Toledo

Universidade de São Paulo. Pela mesma instituição tornou-se Mestre em Literatura e Cultura Russa. Já ministrou cursos de Literatura Russa, produção de texto e gramática do Português. Publica, mensalmente, uma coluna sobre escritores russos no blog da Companhia das Letras.

Para saber mais sobre a Raquel, clique aqui.

O curso propõe uma leitura minuciosa da obra Pais e filhos, uma das mais famosas do escritor russo Ivan Tuguêniev. Publicada em 1862, Pais e filhos encontra um espaço especial na história literária russa por trazer em seu enredo o conflito geracional que já se podia sentir nas ruas agitadas dos centros urbanos do país: os niilistas russos começavam a agir. O próprio autor foi acusado de fomentar, com esse livro, muitos ataques criminosos antimonarquistas cometidos por aqueles que, diante da pacificidade da geração anterior, ousavam agir. 

Vamos entender quais aspectos da cultura russa levaram ao momento em que personagens como o jovem Bazárov saíram das páginas do livro e começaram a se fazer notar na sociedade czarista.

Além disso, iremos estudar os procedimentos literários usados pelo romancista e nos aprofundar num dos grandes romances russos do século XIX.

Sobre Raquel Toledo:

 

Raquel Toledo é professora, editora e tradutora. Formou-se em Letras na

Terças-feiras

de 01 de outubro

a 29 de outubro

das 19h às 21h

R$ 300,00

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle