Poesia ilustrada:

palavra e xilogravura na composição de um livro-cartaz

com Júlia Contreiras

Sobre a oficina

Júlia Contreiras volta ao Lugar de Ler depois do sucesso da sua oficina "Narrativas Gráficas no livro-objeto artesanal" com outra proposta irresistível: criar um livro-cartaz onde a poesia será traduzida em imagens.
Cada participante vai apresentar uma poesia autoral (ou não), a partir da qual irá pensar em uma imagem por meio da xilogravura.

O livro-cartaz será produzido com cortes e dobras simples; a impressão dos textos e as imagens serão feitas de forma artesanal.

 

Programação das aulas:
- Apresentação da proposta e referências
- Leitura das poesias e esboços das ilustrações
- Gravação de matrizes e xilogravura
- Impressão e montagem dos livros-cartazes

Sobre a Júlia Contreiras:

Júlia Contreiras é designer e artista gráfica. É formada em Design pela FAU USP, onde também realizou sua pesquisa de mestrado sobre experimentação gráfica em livros artesanais. Tem formação complementar em encadernação artística, gravura e papel artesanal e atua no meio de publicações independentes com o Coletivo Atalho Gráfico, além de atuar profissionalmente como designer editorial e ilustradora.

Participou como organizadora e oficineira da feira de publicações independentes FAZ AÍ na FAUUSP em 2015. Além disso, de 2016 a 2018, participou da produção de feiras de publicações independentes e artes gráficas como Tinta Fresca, no Espaço Cultural Porto Seguro e Printa Feira, no SESC 24 de maio. Unindo palavra e imagem, desde 2016 desenvolve atividades educativas e práticas para o público geral no sentido de explorar o fazer manual no universo gráfico dos livros.

Horário

de 14/08 a 04/09

das 19h às 21h30

R$ 300,00 + R$ 20,00 de taxa de material

Para saber mais sobre a Júlia, clique aqui.

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle