Sala de roteiro: como nascem as séries

com Camila Targino Queroz

Roteirizar é transformar em palavras as imagens que estão apenas na mente do autor, para que passem a ser imagens na mente de outras pessoas.

Os objetivos desse curso são:

  1. Revelar o processo de criação de obras audiovisuais;

  2. Praticar a escrita ficcional;

  3. Transformar ideias em palavras imagéticas.

​Para isso, Camila irá trabalhar com exercícios de criação individual e coletiva, análise de obras audiovisuais, fundamentos da criação de uma bíblia de série e estudo de cenas de roteiros (comparação escrita e obra finalizada).

Conteúdo:

  1. Características da narrativa seriada (séries live action, animação, sitcom).

  2. Texto, contexto e subtexto no roteiro: o que o personagem diz, o que a imagem mostra, o que o personagem sente.

  3. Gênero.

  4. Estrutura (arco de temporada e breakdown).

  5. Cenas (beats).

  6. Construção de personagens.

  7. Construção do universo da série.

  8. Criação de projeto (a bíblia da série)

Público-alvo: adultos e jovens interessados em conhecer e exercitar os processos de criação de narrativas audiovisuais seriadas.

Sobre Camila Targino Queroz:

É roteirista com especialização na FAAP, socióloga e  formação complementar em arte-educação e contação de histórias. Atuou em projetos sociais e culturais ligados à mobilização comunitária e ao desenvolvimento de iniciativas para o público infantil e juvenil. Foi gestora de projetos e roteirista na Flamma, produtora de conteúdo infantojuvenil.

Também atua como roteirista freelancer para diversas produtoras e empresas, desenvolvendo projetos transmídia, roteiros e bíblias de séries. Foi roteirista da 1ª e 2ª temporada da série de animação Sítio do Picapau Amarelo (Cartoon Network); do documentário Tragédia em Santa Maria (Discovery Channel); da 1ª temporada da série Patati Patatá (Discovery Kids). Foi roteirista, diretora e produtora da Rádio Pipoca, projeto multiplataforma (web, mobile, rádio, TV), vencedor do APCA 2009 como "Melhor Programa Infantil de Rádio". Contribuiu com a empresa Metanoia, tendo como destaque a concepção do programa Paideia, voltado para jovens de 15 a 21 anos. Atualmente, é roteirista em uma série de animação baseada em um conjunto de livros infantis com temática de aventura e mitologia e está escrevendo seu primeiro livro para o público infantojuvenil.

Horário:

quartas-feiras

de 10 de outubro a 28 de novembro

das 19h30 às 21h30

R$ 400,00 (em duas vezes)

Faça sua pré-matrícula aqui

Para saber mais sobre a Camila, clique aqui.

Lugar de Ler ∞

Rua Pedro Ortiz,94

Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle