top of page

Literatura de colo

política pública e direito, psicanálise e mediação

Uma conversa sobre literatura para bebês

com Beatriz Sanjuán, Mônica Baptista, Patrícia Pereira Leite

mediação Daniela Padilha

Quando:

sexta-feira, 26 de julho

das 10h às 12h

online

Toda a verba será enviada diretamente ao projeto “bebês também precisam brincar”:

Atuação para a garantia dos direitos dos bebês e suas famílias nos abrigos temporários

Omep-nh-rs

Como e quanto doar? 

​​

R$ 50,00

CHAVE PIX (CNPJ)  01007953000144

Se tiver dúvidas, escreva para a gente em lugardeler@gmail.com.

Cada vez mais se fala e produz literatura para bebês. Mas isso existe ou é apenas nicho de mercado? Bebê lê? E como está hoje o acesso aos livros para os bebês brasileiros?

Beatriz Sanjuán (Gijón, Espanha), pesquisadora e mediadora de literatura, Mônica Baptista (Belo Horizonte, Brasil), pesquisadora e professora da UFMG, e Patrícia Pereira Leite (São Paulo, Brasil), psicanalista e com vasta experiência em mediação com bebês, são nossas convidadas para discutir o assunto em uma mesa redonda mediada por Daniela Padilha, pesquisadora  e idealizadora da Jujuba Editora. Entender e divulgar os percursos das pesquisas e fundamentos da literatura para bebês se faz necessário em um momento de expansão das publicações.

As três especialistas atuam em áreas complementares e são reconhecidas por sua contribuição para a pesquisa e desenvolvimento da literatura e leitura com bebês.

Beatriz Sanjuán estudou Filologia hispânica (UCM, 1992) e tem pós-graduação em Mediação de leitura e Literatura infantil (UCLM, 2002). Desde 1992 concebe e realiza programas de formação e mediação leitora com bebês, crianças e jovens, em escolas e bibliotecas, coordenando também cursos e oficinas com famílias e professores. Em 2007 fundou a VIA LIBRI. Além disso, faz parte do Equipo TresBrujas de Gestión Cultural, em Gijón, na Espanha, onde também realiza trabalhos editoriais.

Beatriz é co-autora do programa Rutas de lectura e autora de Era uma voz. O primeiro livro do bebê (Livros da Matriz, 2023) e Hace falta una aldea. Mediación en los ámbitos escolar y social, investigaciones sobre literatura y primera infância (CERLALC, 2020).
Em 2004, começou a ministrar cursos de Formação de professores, foi professora no Mestrado de Livro-álbum de “i con i” e professora convidada nas universidades de Santander, Valência, Zaragoza (Espanha), PUC-SP e Córdoba (Argentina). Em 2024 fez parte do júri para o prêmio Bologna Ragazzi, na nova categoria literatura para bebês. Desde 2016 é Professora Associada na Universidade de Oviedo, ministrando disciplinas de Didática da Literatura Infantil e Biblioteca
Escolar.

Mônica Baptista é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Líder do Grupo de Pesquisa em Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI/FaE/UFMG. Coordenadora do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil e do Programa Bebeteca: uma biblioteca para a primeira infância da FaE/UFMG. Membro do Fórum Mineiro de Educação Infantil e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil/MIEIB. Desenvolve pesquisas nas áreas de oralidade, leitura e escrita, currículo, formação de professores, políticas públicas e literatura, na Educação infantil.

Patrícia Bohrer Pereira Leite é Psicóloga clínica e Psicanalista – Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanalise - Instituto de Psicanálise de São Paulo; Mestre em Psicologia Clinica e Psicopatologia pela Universidade de Paris V -Sorbonne- e Especialista em Técnicas de Saúde mental pela Universidade de Paris XIII. Coordenadora e assessora de projetos sociais e educacionais de promoção da Leitura Literária em diferentes contextos da realidade brasileira para crianças e jovens.

Iniciou seu trabalho com ações culturais de mediação da leitura e de literatura em 1983 junto à associação "Actions Culturelles Contre les Exclusions et les Ségrégations" ACCES em Paris- França onde trabalhava com mães e bebes de 0 -3 anos e também no hospital dia: “Unité du Soir”- da Fundação René Diatkine, para crianças e jovens com desarmonias evolutivas graves -  Desenvolvendo o trabalho terapêutico, em seu atelier, através da mediação de narrativas de literárias. Centro Alfred Binet – Paris XIII éme , durante 13 anos. Em 1997, Fundou em São Paulo /Brasil; A Cor da Letra – Centro de Estudos em Leitura Literatura e Juventude.

Daniela Padilha é editora e idealizadora da Jujuba, especializada em livros de literatura infantil. Em 2019 lançou a coleção Literatura de Colo, especializada em livros para bebês. Nesse mesmo ano, ficou entre os finalistas do BOP -  Bologna Prize Best Children´s Publisher of the year. É especialista em Escutas Antropológicas das Infâncias e doutoranda pela Unifesp, no Programa de Saúde e Educação na Infância e na Adolescência, em que pesquisa a relação entre mães e bebês por meio da literatura.

bottom of page