Quem
Somos

O Lugar de Ler

Quem somos?
Essa pergunta pode ser respondida de várias formas. Uma delas é a mais formal e normalmente usada em um site de apresentação como este, e que foi a que escolhemos para definir o Lugar de Ler até agora, desde a sua inauguração em maio de 2018: uma biblioteca, onde acontecem cursos, oficinas, conversas, palestras, grupos de estudo sempre relacionados à literatura e ao livro. Nossa intenção é promover um espaço de discussão e reflexão. Trabalhamos com preços acessíveis, para que o maior número de pessoas possa fazer parte deste projeto.
Mas depois de 3 anos, é possível dizer que somos isso e muito – muito -- mais. Desde o dia em que eu, Janette, conheci a Dani, e ela me confundiu com minha irmã Silvana (e não conto isso em tom de queixa!), uma linha invisível nos uniu sem que a gente tenha percebido. É como ela gosta de dizer quando fala dos livros-álbum que tanto ama e estuda: quando viramos a página, a história nos surpreende com algo que não imaginávamos. E tem sido assim.
Inventamos um lugar que girava em torno do que mais gostávamos: livros. 
O resto veio depois: os cursos, o site, o café com bolo quente, as novas e queridas amizades com tantos professores que hoje constroem com a gente esse espaço que já existiu em uma garagem e que agora constrói um novo espaço físico, depois de quase dois anos em um modo virtual, que também foi uma importante construção. Hoje também somos virtuais e isso é maravilhoso, porque nos trouxe tantos alunos de outros lugares que agora também fazem parte da nossa história.
O Lugar de Ler se transforma, junto comigo e com a Dani, com quem chega e com quem vai embora, com alegrias e tristezas, enfrentando pandemias, desgovernos, mas sempre cercado das histórias. 
Obrigada por quem tem acompanhado essa história com a gente.
Janette

A Equipe

Dani Gutfreund é editora e tradutora. Estuda o livro-álbum e faz mestrado na FAU-USP em Design. Estudou Pedagogia e tem mestrado em Literatura Contemporânea Inglesa e especialização em tradução.

Janette Tavano é editora e jornalista, formada pela PUC-SP. Trabalhou nas editoras Globo, Callis e Moderna. Atualmente cursa Letras na FFLCH-USP e tem trabalhos de pesquisa na área da literatura infantil.