No Lugar do outro é uma campanha de arrecadação de fundos para distribuição de alimentos. De 5 a 9 de abril tivemos aulas avulsas de 2 horas (cada aula custa 60 reais), e as gravações ficarão disponibilizadas até dia 10 de junho. 

Todos os valores serão diretamente doados para o Padre Júlio Lancellotti e para a Instituição beneficente israelita Ten Yad.

História, imagem e imaginário na Enciclopédia Negra
com Lília Moritz Schwarcz

O objetivo dessa aula é analisar de que maneira a história do Brasil é ainda colonial, europeia e por demais masculina. Com a chegada de 2022, e do bicentenário da independência é passada a hora de descolonizar nosso imaginário. Para tanto analisaremos o processo de construção da "Enciclopédia negra” a partir da leitura de imagens de alguns retratos produzidos especialmente para o projeto que reuniu 36 artistas contemporâneos negros. Pretende-se analisar diferentes protagonismos ao longo da história do Brasil e a importância das imagens para se descolonizar esse passado, e assim refletir sobre o  presente e projetar o futuro. Vamos falar de histórias durante muito tempo tornadas invisíveis, borradas e silenciadas mas que estiveram sempre presentes; nós é que fizemos questão de não as enxergar

Horário:

Terça-feira, 04 de maio

das 18h às 19h20

Desenho espontâneo
com Mariana Zanetti

unnamed.jpg

Serão propostos alguns exercícios para incentivar a espontaneidade e a fluidez no desenho. Uma ferramenta para quem já desenha e precisa, em alguns momentos, "aquecer" ou "destravar", como também para quem gostaria de começar a desenhar sem aprender técnicas, mas explorando as possibilidades dos traços.

Horário:

Segunda-feira, 05 de abril

das 15h às 17h

Walter Benjamin: modos de resgatar o futuro
com Antônio Xerxenesky

AntonioXerxenesky©RenatoParada01.jpg

Uma introdução ao pensamento de Walter Benjamin através da leitura e discussão de suas teses sobre o conceito de história, que buscam maneiras de resistir à onda fascista e novas formas de entrelaçar cultura e política

Horário:

Terça-feira, 06 de abril

das 15h às 17h

A literatura russa na imigração: Bunin e Tsvetaieva
com Raquel Toledo

Imagens Professores_Raquel Toledo.jpg

Neste encontro, vamos explorar a questão ambígua de literatura periférica e central na situação russa e entender o papel dos escritores emigrados para o desenvolvimento da literatura russa, em especial o papel de Marina Tsvetaieva e Ivan Bunin

Horário:

Terça-feira, 06 de abril

das 15h às 17h

A palavra no livro-álbum
com Carolina Moreyra

Carolina Moreyra_01-01.png

Uma aula onde analisaremos alguns livros-álbum para pensar no papel da palavra quando ela vem acompanhada da imagem no contar de uma história.

Horário:

Terça-feira, 06 de abril

das 19h às 21h

O humor e o fantástico na ficção infantojuvenil
com Marcelo Maluf

Imagens Professores_Marcelo Maluf-21.jpg

Uma conversa sobre o humor e o fantástico na ficção infantojuvenil, com análise de autores como: Roald Dahl, David Walliams, Neil Gaiman, entre outros.

Horário:

Terça-feira, 06 de abril

das 19h às 21h

Desenhos e palavras
com Sandra Jávera

sandrajavera_foto_edited.jpg

A partir de uma brincadeira com palavras, vamos criar desenhos com tinta e papéis recortados.

Material necessário: 3 folhas de papel canson, 2 ou 3 cores de papel colorido, tesoura e cola bastão e algum outro material para desenho de linha da sua preferência. Pode ser uma canetinha preta, nanquim preto e pincel ou lápis de cor macio preto

Horário:

Quarta-feira, 07 de abril

das 10h às 12h

O universo de Silvina Ocampo: leitura e tradução
com Livia Deorsola

Livia Deorsola

O encontro pretende abordar as principais características da escritora argentina e bater papo sobre a tradução de A fúria e outros contos, primeira obra da autora publicada no Brasil.

Horário:

Quarta-feira, 07 de abril

das 19h às 21h

O feminismo de Virginia Woolf em "Um teto todo seu"
com Vania Mariano

Vania.jpeg

Uma conversa sobre a composição do ensaio da escritora inglesa e suas reflexões acerca da condição feminina na produção de literatura.

Horário:

Quarta-feira, 07 de abril

das 19h às 21h

A produção de um repertório de texturas e seus desmembramentos
com Pat Lobo

386x423px_patlobo.jpg

Um convite à criação de um repertório de texturas como ponto de partida para pequenas composições visuais que podem se transformar em personagens, paisagens e até mesmo quadros abstratos.

Material necessário: papéis em branco e/ou coloridos, pincéis, tesoura, cola e tintas (nanquim, guache, e etc), lápis, borracha, e apretrechos como esponjas, escovas de dentes velhas e o que mais você encontrar em sua casa!

Horário:

Quinta-feira, 08 de abril

das 10h às 12h

Livro-imagem
com Odilon Moraes

Odilon_Perfil.png

Uma aula sobre a potência da imagem sequencial para construção de uma narrativa.

Horário:

Quinta-feira, 08 de abril

das 15h às 17h

Literatura para crianças: personagens e enredos do nosso tempo
com Silvana Tavano

silvana tavano.jpeg

Guerras, refugiados, tragédias ambientais, trabalho infantil, preconceitos, novas famílias: a literatura que aproxima as crianças de outros mundos, outras vidas e seus tumultos.

Horário:

Quinta-feira, 08 de abril

das 15h às 17h

O livro ilustrado e o texto potencial
com Aline Abreu

Perfil_Aline_Abreu.png

Um encontro para refletirmos sobre o sistema do livro ilustrado (ou livro-álbum): forma literária híbrida que evidencia a participação fundamental do leitor para revelar o texto potencial durante a experiência de leitura.

Horário:

Quinta-feira, 08 de abril

das 15h às 17h

Os caminhos do livro
com Bloco Gráfico

WhatsApp%20Image%202021-03-27%20at%2011.

O estúdio de design Bloco Gráfico mostra como funciona o processo da criação do projeto gráfico de um livro, da concepção à impressão.

Horário:

Quinta-feira, 08 de abril

das 19h às 21h

A construção do Amor e o Beijo na Arte
com Katia Canton

IMG_1482_edited_edited.jpg

Uma discussão interdisciplinar sobre o amor e o beijo como manifestação de afetos, na arte e na poesia, com algumas discussões poéticas e psicanalíticas. Vou apresentar aqui a pesquisa realizada para o livro Beijo de Artista (editora do SESI).

Horário:

Sexta-feira, 09 de abril

das 15h às 17h

O realismo mágico em José Saramago
com Tania Lopes

Tania 2.jpg

A partir de uma conversa sobre A jangada de pedra, esse encontro pretende mostar o diálogo do escritor português com o procedimento hispano-americano

Horário:

Sexta-feira, 09 de abril

das 19h às 21h

Livro-álbum: que livro é esse?
com Dani Gutfreund

foto.jpg

Uma aula introdutória sobre o que é o livro-álbum, um livro que provoca e estende as fronteiras da literatura, da arte e do design e propõe uma leitura peculiar em que todos os elementos, até os menores indícios, compõem a narrativa.

Horário:

Sexta-feira, 09 de abril

das 19h às 21h

Leituras dramáticas

Com Fernando Pessoa a música voa

com João Signorelli e Luiz Bueno

Com Fernando Pessoa a música voa se baseia na peça Os 3 últimos dias, o desassossego de Fernando Pessoa, escrita por Miguel Filliage e dirigida por Carlos Meceni. A apresentação de Luiz Bueno e João Signorelli faz uma leitura musical do espetáculo. João fala o texto e Luiz improvisa temas musicais.

Duração do espetáculo: 45 minutos

Horário:

Sábado, 10 de abril

às 18h

Travessias

com Thaia Perez

Travessias é um monólogo em que Elizabeth Klüber-Ross, (1926-2004), psiquiatra suíça precursora dos cuidados paliativos aos que sofrem, é levada à cena pela atriz Thaia Perez, responsável pela concepção e dramaturgia baseada nos livros Roda da Vida e A Morte: Um Amanhecer, ambos de cunho autobiográfico. 

Duração do espetáculo: 50 minutos

Horário:

Domingo, 11 de abril

às 18h